É COISA MINHA!!!

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Conversas virtuais...


INTERNET - Relações Perigosas



Falar pela ponta dos dedos também inspira ficção; leia texto do escritor Fernando Bonassi.




O doutor Geraldo é daqueles que sempre digita ‘aquele abraço’ ao filho Eduardo, mas tem uns dez anos que não lhe dá nem a mão pessoalmente. Já Eduardo, que tem 19, manda para a mãe, Dilma, e-mails com beijos que nunca tem coragem, ou vontade, de dar.



Dona Dilma, em pouco tempo, passou a dar beijos pessoalmente no vizinho de porta, o Serginho, de 18 aninhos, que este nem sonha descrever para a namorada, Cássia, de 21, que vive dizendo que não quer compromisso, mas visita agências de casamento na Finlândia, onde Haldor, de 23, quer porque quer uma esposa brasileira.





Haldor está entre Cássia e Selma, que não diz a idade, viaja muito e passa o tempo lhe escrevendo que trabalha, mas fica é visitando sites de sacanagem. Sacanagem mesmo fez o chefe dela, o arquiteto Arthur, que a pegou num blog em flagrante e deu advertência só para manter as aparências, já que uns e outros sabem que eles se encontram muito bem um com o outro por essas mensagens cifradas, senhas partilhadas e pedidos de decoro, decoração ou sigilo.


Marta, enciumada, trainee da área de marketing, até organizou um chat indignado para contarem-se esses segredos chatos. O que nem todos sabem é que nos dias de folga a própria Marta prefere se apresentar como ‘Vanessa, a Devassa’, despindo-se ao comentário dos outros numa sala de bate-papo furado com palavras safadas e gozando com a admiração canastra de sua literatura impura.





Um destes admiradores cheios de culpa jamais pôs a mão num livro que não fosse a Bíblia! Diz estar apenas curioso, mas pergunta como quem conhece o linguajar das respostas mais sujas.


Trata-se do doutor Geraldo, que não só negou divórcio à esposa como assegurou que vai permanecer-lhe fiel até que a morte os separe; o que deu umas idéias à Dona Dilma e ao Serginho, que estão cada vez mais apaixonados e passaram a fazer uns contatos estranhos com uns endereços esquisitos...




Quando tudo se automatiza mais e mais,onde as máquinas informatizadas e melhores tecnologias estão substituindo a mão de obra humana,o contanto físico,uma conversa olho no olho.Aquele velho telefonema para dar um “alô para um amigo para saber como ele está.Hoje é tão mais fácil mandar um email,um scrap,conversar pelo msn,ficar até tarde da noite “teclando”com um amigo ...Encontrar com uma amiga então...nem pensar...Tornou-se uma prática totalmente esquecida.

Nunca temos tempo suficiente...O pouco tempo que nos resta,lá estamos nós ,na telinha do computador fazendo amizades virtuais,tão reais que é dificil de crer que não se conhecem de verdade.

Apoiamos de tal maneira esses contatos virtuais,que abrimos nossas vidas,contamos nosso mais intímos segredo e com tal reciprocidade,que nem desconfiamos que talvez estejamos sobrecarregando os ombros de nosso amigos.Quantas abraços e beijos que mandamos para nosso amigos diariamente...e quantas vezes esse abraço, esse beijo foi real com o calor humano? Comecei a observar como as pessoas, suas ações e percepções; mudam quando se está falando através do tão aclamado MSN ou qualquer outro meio de comunicação via internet, como Orkut, blog e afins...

Falar através de um meio onde expressões, voz e contato físico não se fazem presente, se torna muito mais fácil. A ilusão que acabamos criando é imensa. Há vários fatores que contribuem pra isso:Sem encarar a pessoa frente-a-frente, falar se torna mais fácil. Você não precisa ter medo de magoar e a conversa em si se torna diferente. Pois cada um fala alternadamente, assim fazendo a pessoa imaginar intenções - mil que estejam passando pela cabeça da outra.

Não é preciso se preocupar em ser verdadeiro e nem em rir ou chorar quando você "quer". Basta um pequeno comando de caracteres para iludir a outra pessoa fazendo-a pensar que está sorrindo, chorando, espantado e tantas outras expressões que se pode fazer através dos tão queridos emoticons.Outra fator que se torna muito importante é que você pode pensar muito antes de falar, tornando assim a conversa muito mais racional do que realmente envolvendo emoções reais.

Muitas vezes as pessoas podem estar com raiva ou sentindo qualquer outra emoção e, no entanto, podem esconder isso de qualquer um e, literalmente, escolher o que está sentindo na hora.

A manipulação e a omissão da verdade se tornam realmente mais fáceis. Bem como a capacidade de mentir e criar álibis convincentes. Guardar conversas, distorcer fatos, comprar brigas, esconder a verdade, mentir, manipular, revelar segredos, fala de seus pecados mais pérfidos sem ter que olhar no olho do outro com medo da censura ou deixar que notem que suas bochechas estão vermelhas. É tão fácil quando não se encara a pessoa em questão.

Comunicar-se sem ter contato com a pessoa faz com que não tenhamos nenhuma conseqüência do que dissemos. As pessoas ficam mais belas e mais inteligentes quando virtualmente. Brigar se torna mais fácil e amar, mais ainda...

Fazer amigos é absurdamente fácil. Conquistar confiança é algo simples. Após algumas conversas, você aprende o que dizer e quando dizer. Cada um tem sua tolerância, e aprender a lidar com as pessoas é fácil quando se está protegido no aconchego da cadeira do computador.

Ajudar com conselhos vazios e frases feitas são a melhor opção caso queiram um "melhor amigo".Quando se trata de amor, as coisas ficam um pouco mais intrigantes. Não se sabe verdadeiramente se há sentimento ou se o que você vê é um mero emoticon de coração cujo atalho é um L entre parênteses. Talvez seja muito mais fácil se apaixonar através desse meio de comunicação do que na realidade. Pois quando não se vê, quando não se encara a pessoa, você a cria. Você começa a ter a sua própria visão sobre a pessoa amada e vai começar a se apaixonar mais e mais na medida em que essa pessoa "ideal" for se fixando na sua mente.

Uma coisa que se torna até engraçada é que você pode ser quem quiser. Falar do jeito que quiser e transmitir várias coisas com suas frases de duplo sentido. Mudar de opinião, se aproximar, afastar os outros amigos, tão fácil bloquear alguém com quem não queira conversar... Implantar idéias de forma subliminar chega a ser rotineiro.

Ao lermos uma frase, várias coisas nascem em nossa mente, mesmo sem sabermos. E é aí que a pessoa é pega pela sua própria mente e carência.Muitas vezes, coisas ditas no MSN não se tornam de fato válidas na vida real.

Digamos que por MSN um homem e uma mulher, antes amigos, num momento de carência, começam a criar ilusões de sentimentos enquanto conversam por MSN; então se encontram pessoalmente e um estranho tipo de remorso lhes ocorre, mostrando que aquilo que falaram não fora reais, e só aconteceu porque não estavam ali, um ao lado do outro.A mente prega peças, e a maior delas é quando criamos coisas inexistentes. Como uma amizade, um amor, uma intriga ou qualquer outra coisa que se torna tão fácil de criar com algumas batidas no teclado. O MSN muda ilude e protege as pessoas.

Por isso temos que ter o cuidado quando formos transformarmos nossas vidas numa grande seqüência de 0 e 1... Um dia a ilusão acaba, ou a internet cai. E é aí que as coisas voltarão a se tornar reais. E, eventualmente, piores.

0 Comments: